Saúde da Mulher

Câncer de Mama e Câncer de Colo do Útero no Amazonas

Por Anderson Silva

No mês de março a região norte foi escolhida para o lançamento do Programa Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo do Útero, por ter os maiores casos no Brasil. O evento que foi realizado no Teatro Amazonas contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.

http://acritica.uol.com.br/manaus/Rousseff-Programa-Nacional-Prevencao-Cancer_ACRIMA20110823_0061_15.jpg

O programa que faz parte da Política Nacional de Atenção Oncológica, apresenta uma série de ações para 2011-2014, com investimentos previstos de aproximadamente R$ 4,5 bilhões, sendo 2,6 milhões investidos no Amazonas. Um dos primeiros passos do programa, segundo a presidenta, será implantar 20 novos centros especializados no diagnóstico no tratamento da fase inicial do câncer do colo de útero, em estados das regiões Norte e Nordeste.

A região Norte é a campeã em casos de câncer de colo do útero e mama no Brasil, tendo o Pará à frente. Em 2010, foram registrados 790 casos de câncer de útero e 640 de mama no estado. O Amazonas aparece em seguida com 560 e 310. Em todo o Brasil, foram registrados 18.430 casos de câncer de colo de útero e 49.240 de câncer de mama.

Governo e Prefeitura

Um dia após o lançamento do programa de “Prevenção e Tratamento do Câncer de Colo do Útero”, o governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN) anunciou que irá adquirir um mamógrafo (aparelho para examinar mamas e detectar câncer) para cada um dos 61 municípios do interior, uma vez que o Amazonas possui apenas três aparelhos. Segundo, o secretário de Estado de Saúde, Wílson Alecrim, em abril o Governo do Amazonas finaliza o projeto para aquisição dos mamógrafos, que custarão em torno de R$ 150 mil cada.

Alecrim, disse que este ano serão adquiridos 18 mamógrafos para o interior. No ano que vem: 20 aparelhos. O mesmo número será adquirido em 2013.  Já em 2014, prazo para conclusão do projeto, serão 13 novos mamógrafos. Já o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, informou, por meio da assessoria de comunicação, que a cidade contará ainda nesse primeiro semestre com quatro policlínicas que irão oferecer tratamento de lesões precursoras de câncer de colo uterino.

http://www.jangadeiroonline.com.br/uploads/2011/06/1308783686mamografos.jpg

http://sissaude.com.br/sissaude/userfilesfile/OUTUBRO09/autoexame.gif

Saúde da Mulher

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário

Câncer causado por infecções


 O câncer cervical é um câncer comum do sistema reprodutivo feminino, especificamente o colo do útero. O câncer cervical é o terceiro tipo mais comum de câncer em mulheres no mundo. No entanto, o uso rotineiro do teste Papanicolaou tornou muito menos comum na Europa, de acordo com o National Institutes of Health. 

Saiba Mais

As formas freqüentes de adquirir o câncer do colo do útero

As formas freqüentes de adquirir o câncer do colo do útero são devido ao início precoce da atividade sexual, ter relações sexuais com mais de um parceiro, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. Mas um dos fatores que levam a mulher a ter câncer de colo do útero é o HPV, responsável por 94% dos casos. “O HPV é uma DST (doença sexualmente transmissível), todas as pacientes que detectamos com HPV, pedimos que façam o exame a cada seis meses”, disse Bibiano.